sábado, 11 de setembro de 2010


São 06:30 da manhã quando desperto ao som de U2 - Beautiful Day.
Pulo da cama, coloco a água para esquentar pro chimarrão nosso de cada dia.Nos apressamos para dar bom dia ao dia que nos espera lá fora.
O sol, já alto, nos doa um espetáculo com seus raios dançando sob o Lago Paranoá.
Mesmo sendo um lago, consigo entrar em sintonia positiva pura. Daquelas que só o mar sabe de cor. Saudades da Ilha !
Lá ao fundo naquele horizonte próximo, percebo um foco de fumaça.Então me recordo de ter lido sobre o alerta da defesa civil aos cidadãos em evitar atear fogo perto de matas e campos secos.Justamente pela baixa umidade do ar.Qualquer queima de lixo simplória, pode virar um alastroso incêndio.Nestes um mês e meio de estadia nessas bandas, já soubemos de milhares hectáres de reserva florestal completamente destruidas pelo fogo.
Que isso ? É fuligem para todos os lados !Chega final de tarde e, nosso uniforme ( no Sarah, todos usam as mesmas roupas. Ricos, pobres, brancos e negros, todos são igualmente vistos.) fica muito pareceido á risca de giz, de tanta fuligem trazida pelo vento.
Sempre desprezei as chuvas que costumam castigar o nosso Rio Grande do Sul. Amo sol, respiro sol, quero sol. Igual aqui ao centro oeste do país, em cujo lugar, estamos mais de 115 dias sem cair um abençoado pingo d'água do céu, não dá para se adaptar. Então... uma chuvinha, por favor !
Enquanto tudo o que se planta cresce em solo sulista por aqui no serrado do planalto central, quase nada sobrevive, a não ser uma vegetação rasteiriça e nem tanto colorida.As árvores são de pequena estatura, tipo ás pessoas desnutridas de alguma vitamina.É coqueiro, bananerias, tudo tudo, seco. Flores vi poucas, porém as poucas com um tom daqueles do Rosa da Manga...divino !!!
Enquanto o nosso solo é fértil e marrom vivo, aqui se pinta de amarelo, laranja e vermelho. Típico aos de desertos.
Éh...Isso é o Brasil. Do serrado aos pampas; da caatinga ao litoral...
País louco este !

Nenhum comentário:

Postar um comentário