terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Fundamentos da Web e Web Standards



A internet, em sua essência é um conjunto de redes de informações que se junta a uma só. Possui um idioma que todos podem entender. Sabe-se que o idioma da internet é o protocolo.O TCP/IP.
Os computadores se ligam a partir de roteamento. E ele se dá através dos endereços IP, DNS, subdomínios, diretórios, portas e serviços.Tudo isso seria uma penca de números registrados na URL. As pessoas jamais gravariam tantos números e não seria nem um pouco importante. Por isso foram criadas máscaras de domínio. Exemplificado a abaixo:
HTTP://WWW.FEEVALE.BR/BLIBLIOTECA - PROTOCOLO+SUBDOMÍNIO+DOMÍNIO+SUBPASTA
No Brasil para se ter uma página na web se investe R$ 30,00 anuais para o registro no DNS que define qual o endereço IP do servidor de hospedagem e o IP do servidor de e-mail que responderão por este domínio. Os Websites estão baseados em Hipertexto, HTML, CSS e são um conjunto de documentos estruturados de forma navegável. A aplicação para a Web (Web application) está estruturada em três camadas:
 Apresentação (Interface)
 Negócio (Manipulação de Dados)
 Dados (Informações)
A camada de apresentação é o website em si. Possuem linguagens próprias da web para o seu desenvolvimento tais como ASP, .Net, PHP, Java, Actionscript. Integração com Bancos de Dados.
Web Standards são um conjunto de métodos e padrões estabelecidos, para a web e Internet, pelo W3C e regulados por organismos em cada país. No Brasil o órgão responsável é o CGI (Comitê Gestor da Internet).

“Web Standards são padrões para a construção de sites determinados pelo W3C, órgão dirigido pelo próprio criador da web, Tim Berners Lee, e apoiado pelas maiores empresas de tecnologia da informação e comunicação do mundo, incluindo IBM, Microsoft, Google, HP, America Online, Apple, Adobe-Macromedia, Sun Microsystem, Mozilla Foundation e outras.
Os padrões determinam que o HTML seja usado com a finalidade para a qual foi criado, ou seja, documentos que utilizem a linguagem de marcação para hipertexto. Isso significa que o documento HTML só deve ter conteúdo, e não apresentação visual. Um título deve ser marcado com a tag de título [h1]. Uma sigla deve levar a tag [acronym]. Um parágrafo deve ser escrito entre as tags [p], e assim por diante. As tabelas, que são amplamente utilizadas para estruturar os sites, só devem ser usadas para aquilo que foram criadas: exibir dados tabulados.
Isso quer dizer que a web vai se tornar somente páginas de texto preto em um fundo branco com links azuis sublinhados? Não. A apresentação visual será toda formatada através de CSS. Dessa forma, o usuário que acessar o conteúdo através de um computador comum conectado à internet poderá ter acesso a um site visualmente agradável que segue os padrões internacionais de qualidade.” (http://fatorw.com/internet/web-standards/o-que-sao-web-standards/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário