terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Internet e Convergência



Convergência é onde mercados que não tinham nada a ver, se cruzam em algum ponto criando uma convergência (comercial).
A internet usufrui da mesma estrutura do telefone, mas não o é. Parece telecomunicação, mas também não é. Utiliza a mesma base tecnológica. Ponto de convergência surge a partir de aspectos que fazem uma convergência.
Estamos falando aqui da convergência da internet com as mídias. Ela tornou possível, que a gente tivesse acesso a dados de todos os lugares possíveis, porém, sem o suporte da telefonia ela não funcionaria. Oras, mas então de onde vem a internet e o que é realmente ? No início, com sua chegada, a internet não precisou de muito investimento em suporte e infra estrutura. Passando pelo pré suposto de “Como irei transmitir meus dados para as pessoas”, viram que já existia materiais como cabos, postes, a infra estrutura já estava lá. Então concluíram que iriam trafegar dados pelos cabos já existentes de TV a cabo e pela rede telefônica, por exemplo..
Da internet, analógica, com transmissão de dados por telefone. Surge uma nova maneira de conexão a de banda larga (velocidade). Junto com esta nova base tecnológica, veio a sua consolidação como referência no processo de aquisição de informações e a utilização do protocolo TCP/IP como fonte de referência tecnológica para o desenvolvimento de soluções em telecomunicações.
Dentre três tipos de convergência tais como a Tecnológica, De Redes, cabe ao profissional de comunicação focar o seu trabalho na convergência de Terminais, ou seja, a utilização de um dispositivo único para o acesso de várias redes.
Como nós publicitários, agiremos de fronte a esta nova questão de convergência na comunicação, não cabe mais uma campanha publicitária limitar-se apenas aos meios tradicionais de mídias, como a impressa, sabendo que de um terminal como o celular se acessa todo o tipo de redes tais como telefone, internet, televisão, rádio, MP3 seguido de toda a sua família. Hoje ele tornou –se um dispositivo que resolve todos os nossos problemas.Sendo assim o “centro de comunicação do indivíduo.”
Creio que as empresas precisam estar onde o seu cliente está e a hora que o usuário quer se relacionar com a empresa. Mídias alternativas - como realidade aumentada, displax... INTERATIVIDADE, são a grande sacada do momento. Vamos fazer um outdoor ? Que seja diferente, que o público abrangido interaja com este veículo. Como sabemos pela WEB 2.0, os usuários de internet precisam sentir –se relacionados socialmente e aceitos, vamos dá- los este abraço de urso !
A tecnologia está ai, precisamos ter estratégias inteligentes e se arriscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário