terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A História da Internet



O processo para a internet se tornar popular nos nossos dias, foi à soma de vários fatores. Esta evolução da técnica e da comunicação não foi por acaso. Para entendermos um pouco mais deste processo, vamos dar uma viajada pelas décadas. Começando pelos anos 60 e acabando nos dias atuais.
Nos anos de 1960, durante a guerra fria, a internet, com a nomenclatura de ArphaNet, foi desenvolvida para manter a comunicação(entre si) das bases militares dos Estados Unidos. Tinham uma preocupação imensa em não fazê-la parar, mesmo que o Pentágono fosse bombardeado pela antiga URSS. Portanto pensaram numa malha/rede, que não pudesse ser destruída. Com uma visão e projeto militar, houve um enorme investimento neste novo projeto da conexão de comunicações.
Nos anos de 1970, quando a ameaça da Guerra Fria passou, os militares já não consideravam a ArphaNet tão importante para mantê –la sob sua guarda e não viam muito bem a imagem de militares estar junto com pesquisadores. Não envolver bases militares com pesquisas. A partir daí, abriu-se o acesso a rede aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para universidades de outros países para a difusão da comunicação. A rede se tornou uma rede de pesquisas onde professores, alunos e amigos de alunos, fizeram a rede de criação cultural.
A Revolução pré anos 80 discutiam -se muito o senso crítico. Todos podiam utilizar a rede. Foi no final dos anos 70 onde se começou a entender a troca de informação, o conhecimento pela rede. A intenet cresceu porque democratizou - se, sendo vista como movimento cultural. Nesta década surgiram movimentos de liberdade de expressão. Muitos pensamentos e valores que não tinham espaço em mídia normal, viu nesta nova tecnologia uma nova forma de relação social. Um dos marcos desta época foram a passagem de NCD ( idioma limitado protocolado da época ) para TCP/IP – necessidades e mudanças culturais. Tecnologias novas, vem para suprir necessidades de uma demanda cultural reprimida. E, outro momento importante da época foi o envio do primeiro email.
Chegando aos anos 80, principalmente em 1983, onde deu-se o início operacional TCP/IP . Foi em 85 que se consolidou a rede mundial nas Universidades Americanas. Foi nesta época que surgiu a USENET – intuito de agregar assuntos e conhecimentos, avô dos fóruns. As coisas eram anexadas por assuntos. Nasceu para categorizar documentos.
Chegando aos anos 90, surgem sistemas operacionais, programas necessários para o funcionamento da web. Agora a navegação se apresenta em um clik. (mouse – clicar). O grande difusor e popularizador da web, foi sem dúvidas o NCSA MOSAIC - primeiro navegador em modo gráfico. Depois disso surgiram novos modelos/ programas de navegação onde acarretou a primeira guerra dos browsers – Internet Explore X Netscape. Começa a guerra de gigantes!

Vamos falar de internet no Brasil

Foi no ano de 1988 que o Brasil lança um projeto de pesquisa para interligar as universidades Federais com as americanas.Por cabeamento enterrado, percorrem todo o país, levando a rede para todos. Foi o evento Eco 92 que impulsionou a infra estrutura da internet, a partir de cabos da Embratel. Chegamos lá fora!Rompimento do mercado fechado para o mercado aberto. Em 1995 RNP abre a internet comercial no Brasil.

Internet como Negócio e a Bolha

Foi nos anos de 1990 que surgiu o comércio eletrônico. E, junto dele veio a supervalorização das.com. Todos viam um excelente negócio e oportunidades em investimentos online. Nunca como antes pequenos gênios da web juntaram tanto capital neste negócio de vendas online. Porém não se pensou se estes novos consumidores estavam confiantes e interessados em comprar suas infinitas coisas pela rede – sabemos que as mudanças são muito rápidas na área das tecnologias, mas as pessoas levam algum tempo para se adaptar a novas mudanças. Ninguém percebeu isto e viram que o negócio do momento era mesmo investir nas.com.
Foi no ano de 2001 que esta grande bolha milionária estourou – trazendo como conseqüência para os investidores o crash, ou seja, a quebra das ações da internet em negócios.com.
Em vinte anos, a internet evoluiu de tal forma que atualmente são mais de 800 milhões de pessoas (senso de 2003) conectadas a rede mundial de computadores. E este número cresce juntamente com a rapidez que as informações e conhecimentos chegam até nós, internautas. Apesar de todas estas inovações tecnológicas a web e a internet então em pleno amadurecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário