terça-feira, 28 de dezembro de 2010

WEB 2.0



“ Temos o privilégio de viver em uma época na qual o mundo se conectou. E o foco da conexão mudou. Ela começou com conexão dos computadores, quando o departamento de TI (tecnologia de informação) foi criado nas empresas.Passou a ser a conexão das pessoas, e foi quando os facebooks da vida foram criados. Agora, para a aplicação dos negócios, trata-se realmente de conectar dados, e é por isso que falamos sobre a revolução social dos dados.”
( Weiged, Andreas -A Web 2.0 e o Marketing das Redes Sociais)

Estamos vivendo uma mudança na forma de nos informarmos e de nos comunicarmos. E, podemos chamar esta nova fase da internet, de Web 2.0.
Podemos dividir em quatro significativas fases esta evolução que a web vem sofrendo nesta última década. A primeira seria “Estamos aqui e não sabemos o que é isso.” No princípio, investidores viram na internet, um grande negócio. Muitos investimentos foram aplicados nos negócios online.Com o passar do tempo, houve o que podemos chamar de segunda fase da internet onde viram que se dava para vender online.Em menos de um ano, o crescimento (investimentos) do mercado eletrônico aumentou mais de 150% formando uma grande bolha. Em 2001 esta bolha estourou fazendo estes investidores a pensar de forma inteligente, como ter uma linguagem adequada com seu público. A terceira fase podemos resumi - la em "o negócio agora é relacionamento".As empresas precisam agora relacionar –se com seu público e entender o que querem. Enfim a quarta fase é nada mais que “cada um com seu megafone”. Atualmente as pessoas querem muitas coisas e todas ao mesmo tempo. Dentro desta visão as empresas precisam saber (de forma inteligente) o que oferecer para este público consumidor. Precisamos ter o feeling para entender o consumo por interesses, que podemos chamar de nichos de mercado.
Nesta tal de Web 2.0 todos têm acesso a informação. Da era em que éramos apenas receptores de informações transmitidas de um emissor, atualmente a informação é híbrida, todos geram e recebem informações. Todos, somos ao mesmo tempo receptor e emissor de algo.
A Web 2.0 é psicologia (cultural), nasceu para suprir a necessidade de uma demanda reprimida que queria mais e mais. E ai se viu uma nova forma, uma nova percepção de comportamento. As pessoas conectadas a rede atualmente, possuem controle daquilo que querem receber e daquilo o que querem tirar da rede.
A rede era de informação, ao menos no princípio, passando hoje para ferramenta de suporte para relacionamentos.
REDE DE INFORMAÇÃO + REDE DE RELACIONAMNTO = REDE DE RELAÇÕES SOCIAIS.
Nada cresceu tanto quanto a adesão das pessoas na internet. A velocidade da informação na cabeça das pessoas, o modo de pensar, a informação mudou. A expressão e produção de coisas na internet fez com que a velocidade se tornaria muito mais eficaz que a qualidade do conteúdo.
Mas o que é 2.0 ?
Em uma palavra, web 2.0 é colaboração. Todos sabem um pouco, de algo. E, se não sabem vão atrás, pesquisam, perguntam, pois os internautas confiam na rede. Isto se torna fragmentos de conhecimentos e é este o efeito colateral desta agregação de informação. Assim, se dá a construção do conhecimento como todo, com ajuda e colaboração de todos. A informação não anda, voa (efeito twitter). Fragmentos de informações estão espalhados por toda a parte. Porém só “pescamos” o que for mais relevante para cada um de nós. Relevância é tudo para se dar o marketing viral, ou seja, tudo o que for relevante, acabamos passando para nossa rede de contatos e, estes se o assunto for relevante passarão para a sua rede de relacionamentos e assim por diante. Isto é a base para que algo se torne viral na rede. Relevância.
Como pensar web 2.0 ?
As pessoas podem ñ concordar com você, surgindo com isso a pluralização de opiniões. Damos à cara a tapa o tempo inteiro.
Ter maturidade estratégica, (para saber rebater pessoas que discordam de sua visão e ainda sim manter o respeito),não subestimar a audiência e manter-se antenado.São regras fundamentais para o sucesso na web 2.0. Todo o dia há uma novidade na rede,pois as coisas voam... não ter medo de ousar, esta é a palavra !

Nenhum comentário:

Postar um comentário